O Lada Vesta é um sedan compacto produzido pela montadora russa AvtoVAZ. Ele foi lançado em 2015 e rapidamente se tornou um modelo popular no mercado russo.

A segurança é um fator determinante para qualquer modelo de carro moderno. E com o Lada Vesta não poderia ser diferente. Sendo assim, o veículo foi submetido a diversos testes de impacto para avaliar como ele se sairia em caso de acidente.

O teste de colisão frontal foi realizado pelo Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos). Neste teste, o carro é lançado a 64 km/h em um objeto sólido. O crash test também foi feito com o carro a 50 km/h em um objeto deformável.

O resultado do teste foi que o Lada Vesta recebeu apenas três estrelas no quesito segurança. Isso mostra que o veículo não é o melhor para proteger os ocupantes em caso de acidentes. Entre os pontos analisados, a área dos joelhos do motorista e passageiro, além da região do tórax, foram considerados os mais problemáticos.

Apesar disso, é importante ressaltar que o resultado não é necessariamente ruim. Afinal, o Lada Vesta não é um carro de luxo. Ele é projetado e construído para um mercado de consumo específico. Além disso, fatores como o valor do carro e a sua manutenção também entram na equação.

Considerando tudo o que foi observado até agora, ainda é possível fazer algumas recomendações aos proprietários do Lada Vesta. Por exemplo, ao comprar um veículo, é aconselhável verificar quais são as características de segurança. Também é importante levar em conta o equipamento de segurança que vem instalado no carro.

Outra dica é manter o seguro do carro em dia. Um carro seguro é uma necessidade básica para qualquer motorista. Afinal, nenhum condutor está livre de se envolver em um acidente. Além disso, é importante manter o veículo bem cuidado, tanto em relação ao motor quanto em relação à carroceria.

Conclusão:

Nos testes realizados, o Lada Vesta não foi considerado um carro tão seguro quanto esperado. No entanto, é importante lembrar que o resultado não foi terrível. Isso significa que o veículo pode ser utilizado, desde que os motoristas sejam cuidadosos em relação ao seu uso e manutenção.

O mais importante é sempre lembrar que a segurança do carro é fundamental para qualquer condutor. Sendo assim, é importante escolher um veículo com bom desempenho em teste de colisão e manter as manutenções em dia e seguir as as leis de trânsito para evitar acidentes. O Lada Vesta, apesar dos resultados medianos, ainda é uma opção popular na Rússia e em outros países onde é vendido.